Our Blog

ibm-painel-torcedor

A IBM Brasil usará sua expertise em big data e analytics para fazer a análise das postagens do Twitter produzidas pelos torcedores sobre os jogos da seleção na Copa. O objetivo é consolidar insights de milhões de brasileiros e disponibilizá-los para acesso do técnico da seleção. Sendo assim, todos os torcedores que quiserem fazer parte da equipe brasileira de futebol poderão ser treinadores auxiliares, fazendo sua opinião ser ouvida e, quem sabe, seguida pela direção do time.

Algoritmos foram criados pelo time do laboratório de pesquisas da IBM para identificar, filtrar e analisar todos os comentários em português do Twitter direcionados à seleção – antes, durante e após as partidas – gerando análises que podem direcionar as decisões do técnico durante os jogos. Entre as opiniões que poderão ser identificadas, através de palavras-chave selecionadas independente de hashtags, estão: escalação do time, mudanças que devem ser feitas durante o intervalo, táticas que devem ser exploradas e a perspectiva dos brasileiros após o jogo com relação à performance do time, de cada jogador e do técnico.

Com a associação da análise de dados e tecnologias de processamento de linguagem, a IBM desenvolveu o Índice de Sentimento Social, capaz de criar, em tempo real, insights instantâneos sobre a opinião pública. A solução avalia tudo o que está sendo falado na web, conseguindo expressar o sentimento das pessoas sobre determinado tema. Com esta tecnologia, empresas são capazes de entender opiniões coletivas e usá-las em prol do seu negócio.

Mais informações em ibm.com/marketing/br/smarterplanet/sports/

(Trechos de referência por ibm.com )

Bruno Grange

A passionate by software and a business enthusiast. Check out more about me at http://www.brunogrange.com

Comments are closed.