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Banco começará usando o supercomputador no seu call center, mas já prevê usar computador cognitivo nos seus negócios de investimentos e seguros.

watson-ibm

Clientes do banco Bradesco que entrarem em contato o serviço de Call Center da empresa em 2016 poderão ser atendidos por um supercomputador “recém naturalizado”, que ainda está em processo de aprendizado da língua portuguesa. O Watson, da IBM, maior figura da nova geração da computaçã cognitiva, acabou de “passar no processo seletivo” para trabalhar no segundo maior banco do país.

Segundo Scopeta, líder do projeto Watson no Brasil, o supercomputador terá fluência em Português até o fim de 2015, permitindo que o computador trabalhe para empresas em casos reais. “É o nosso primeiro cliente com o Watson. Ele vai aprender o português específico e todos os seus sotaques dentro do Bradesco”, afirma Scopeta.

O Watson ganhou notoriedade após ter ganho de humanos no programa quiz da TV americana Jeopardy, e está sendo ensinado a complexa arte do relacionamento com clientes por um grupo de especialistas em atendimento telefônico do Bradesco. Segundo Scopeta, diversas outras empresas já demonstraram interesse pelo Watson. Visto sua fluência em Inglês, o Watson já trabalha com a indústria da saúde há algum tempo nos EUA.

Mais informações em: ibm.com/systems/br/power/advantages/watson

Bruno Grange

A passionate by software and a business enthusiast. Check out more about me at http://www.brunogrange.com

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