Baseado em dados, a Amazon Web Services (AWS) apontou o Ayrton Senna como o piloto de Fórmula 1 mais rápido da história desde 1983.

Uma pesquisa da AWS foi lançada como parte das comemorações de aniversário da Fórmula 1, que completou 70 anos no dia 13 de maio. O estudo foi criado com base nos tempos das voltas de qualificação, e comparou cada piloto com seu parceiro. Assim, Senna foi comparado ao seu parceiro Damon Hill de 94, que foi comparado com Heinz-Harald Frentzen, que, foi comparado com Nick Heidfeld, e assim por diante. 

O método computacional utilizou recursos de machine learning, permitindo comparar os pilotos de todas as gerações, de 1983 a 2020. O estudo usou big data, analisando a performance de cada piloto, suas velocidades brutas das voltas de qualificação, fazendo um conexão com o desempenho de todos em uma rede que pôde determinar quem foi o mais rápido. Foi excetuado, logicamente, os limites tecnológicos de cada geração, o que impactaria no resultado. 

Baseado no texto de Ramalho Lima via nexperts em https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/158339-ayrton-senna-rapido-formula-1-segundo-ia-da-amazon.htm


Bruno Grange

A software passionate and enthusiast coder. More at grange.com.br