O Gitpod é um IDE online que pode ser iniciado a partir de qualquer repositório do GitHub. Basta prefixar qualquer URL do GitHub com “https://gitpod.io/#”, ou usar a extensão do navegador que adiciona um botão às páginas do GitHub.

Em segundos, o Gitpod fornece um ambiente de desenvolvimento totalmente funcional, incluindo um IDE baseada em VS Code e um contêiner Linux baseado em nuvem configurado especificamente para o projeto em questão.

Mais uma IDE na nuvem?

O Gitpod não é outra IDE de nuvem, com o objetivo de substituir o desenvolvimento de desktops. Em vez disso, o Gitpod é uma extensão natural do GitHub. Os recursos limitados de edição do GitHub muitas vezes forçam mudanças de contexto para nossas máquinas locais. O Gitpod estende nossa vida no GitHub.

Além disso, o Gitpod é super simples: você não precisa mais manter seus projetos ou espaços de trabalho usando workspaces chatos e complicados. Em vez disso, qualquer configuração é armazenada e versionada com segurança no GitHub.

Fique no fluxo do GitHub

O Gitpod é altamente contextual, de modo que abre o IDE no modo correto, dependendo do contexto:

Se você estiver visualizando um arquivo específico de uma determinada confirmação no GitHub, iniciar um workspace Gitpod fará o check-out da versão correta e abrirá o arquivo que você está visualizando no IDE.

Iniciar um espaço de trabalho Gitpod a partir de um problema cria automaticamente uma branch pré-configura com a mensagem de commit.

Iniciar o Gitpod a partir de um pull request envia você diretamente para o modo de revisão de código.

Integração GitHub

Quando você estiver no IDE, poderá interagir com o GitHub de várias maneiras. Além da óbvia integração do Git, você pode fazer coisas como comentar em linha nos editores, aprovar e até mesclar PRs.

Configuração automatizada

O Gitpod é construído no Kubernetes e você pode usar qualquer imagem do Docker para seus ambientes de desenvolvimento. Isso permite automatizar totalmente a instalação e libera todo mundo de passar manualmente por uma documentação longa e desatualizada. Não há mais cenários “funciona na minha máquina”.

Fire and Forget

Os espaços de trabalho Gitpod são descartáveis. Você simplesmente cria um novo sempre que precisar. Depois de concluir sua tarefa, o IDE o levará de volta ao GitHub, para que você possa continuar na próxima tarefa.

Você geralmente nunca precisa voltar para qualquer área de trabalho, mas é claro que pode, caso precise.

Acesso total ao terminal

O Gitpod oferece aos desenvolvedores terminais com todos os recursos para executar qualquer processo, como compilar, aprender ou simplesmente executar testes ou seu aplicativo. Qualquer imagem do Docker funciona e você pode até configurar o Gitpod para iniciar automaticamente determinadas tarefas no início.

Código aberto

O IDE no Gitpod é baseado no Theia, um projeto de código aberto que nós (TypeFox) iniciamos com nossos amigos da Ericsson no início de 2017. Você pode pensar nisso como a versão online do VS Code. Adoramos o VS Code, mas precisamos de algumas propriedades adicionais, como uma arquitetura mais extensível e a capacidade de executar em navegadores conectados a um back-end remoto. Theia é um verdadeiro projeto de código aberto, hospedado na Eclipse Foundation e desenvolvido por uma multidão diversificada de engenheiros apoiados pela TypeFox, Ericsson, Red Hat, Arm e outros.

Suporta muitas linguagens

Baseando-se no VS Code e no Language Server Protocol, o Theia suporta as principais linguagens de programação. A tabela abaixo fornece uma boa visão geral do estado atual.

Idiomas adicionais como C #, Swift, Clojure, Groovy, Objective-C, Markdown, Less, XML e muitos outros também são suportados com cores de sintaxe. Como é muito fácil criar uma extensão para Theia, o suporte melhorará em profundidade (mais idiomas) e profundidade em breve.

Use-o gratuitamente!

Você pode usar o Gitpod com qualquer repositório do GitHub. O logon é feito através do GitHub OAuth. A princípio, o Gitpod solicitará acesso apenas a repositórios públicos. Se você quiser usá-lo com um repositório privado, o Gitpod solicitará novamente mais permissões.

Por que não tentar agora? Se você não tem um repositório específico em mente, pode escolher um dos itens abaixo:

Texto adaptado de gitpod.io/blog/gitpod-online-ide

 

Categories: BlogTech-Tips

Bruno Grange

A software passionate and enthusiast coder. More at grange.com.br